SF News – A gente se informa é aqui!

Notícias

Número de fumantes no Brasil cai 30,7% nos últimos nove anos

Número de fumantes no Brasil cai 30,7% nos últimos nove anos
maio 31
21:35 2015

maintabaco

Queda é resultado do conjunto de ações promovidas pelo governo federal. Apesar a redução, a proporção de fumantes que utilizam cigarros industrializados de origem ilícita passou de 2,4%, em 2008, para 3,7%, em 2013

O ato de fumar está cada vez menos popular no Brasil. Segundo dados do Vigitel 2014, atualmente, 10,8% dos brasileiros ainda mantém o hábito de fumar – o índice é maior entre os homens (12,8%) do que entre as mulheres (9%). Os números representam uma queda de 30,7% no percentual de fumantes nos últimos nove anos. Em 2006, 15,6% dos brasileiros declaravam consumir o produto. A redução no consumo é resultado de uma série de ações desenvolvidas pelo Governo Federal para combater o uso do tabaco.

No entanto, um estudo inédito do Instituto Nacional do Câncer (INCA), demonstra que entre os brasileiros que consomem cigarros industrializados cresceu a proporção daqueles que fumam cigarros de origem ilícita. Em 2008, 2,4% dos fumantes obtinha cigarro proveniente do mercado ilegal – em 2013 o percentual passou para 3,7%. Os dados foram divulgados na última quinta-feira (28/5) em cerimônia comemorativa ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio.

Vigilância em Saúde realiza palestra

palestra

Aconteceu nesta úlltima segunda-feira (25), na ACIASF, uma palestra para enfermeiros e agentes comunitários de saúde, promovida pela Vigilância em Saúde do município de São Fidélis, que apresentou o Programa do Tratamento do Tabaco.

O objetivo foi esclarecer aos profissionais, que estão todos os dias em contato com os usuários, para que eles possam saber como abordar os usuários, orientando-os a procurar o programa.
Os interessados devem procurar o Programa de Tratamento do Tabaco, que fica em frente ao Colégio Estadual Barão de Macaúbas, com a coordenadora Solange Mendonça.

Dia Mundial Sem Tabaco

O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 pela OMS para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Se você quer parar de fumar, procure uma unidade de saúde. O tratamento é gratuito!

Via: Ministério da Saúde/SECOM

Compartilhar:

0 Comentário

Nenhum comentário ainda

Ninguém ainda fez um comentário. Não gostaria de comentar?

Escreva um comentário

Escreva um comentário

Publicidade

Previsão do Tempo

SF News no Facebook