SF News – A gente se informa é aqui!

Notícias

O que é coaching?

O que é coaching?
março 16
02:37 2016

Coaching se apoia em vários campos do conhecimento, tais como: psicologia, neurociência, linguística, administração, entre outros.

Como a Neurociência é um dos principais pilares que sustentam a organização ao qual faço parte atualmente, GRUPO CENSUPEG, não posso deixar de fazer o gancho e explorar ao máximo esse ramo do conhecimento, é importante ressaltar que Coaching não é terapia, mentoring, treinamento, consultoria ou aconselhamento.

Pode-se dizer que Coaching é um processo que objetiva viabilizar  o desenvolvimento e a aprendizagem , a no intuito de elevar o nível de resultados positivos de pessoas, equipes e empresas. É uma parceria entre um profissional especializado (o coach) que utiliza ferramentas e técnicas com validação científica para levar seu cliente (o coachee) ao estado desejado.

Coaching é um processo de realização de metas, de atingimento de objetivos,  que partem de um sonho de algo melhor, com a proposta de construir uma vida intencional, com escolhas mais conscientes a respeito daquilo que desejamos para nossas vidas. Coaching une o mundo dos sonhos com a realidade, transforma ideias e sonhos em ação, pois ajuda as pessoas a optarem por uma nova direção, sair da sua zona de conforto e tomar ações rumo à felicidade, afinal nossos sonhos determinam nossas metas e nossas metas modelam nossas vidas.

A origem da palavra coaching vem do termo húngaro “Kocsi”. Kocs é uma cidade na Hungria, onde havia uma carruagem que se tornou muito especial e que se destacava das outras por ser uma carruagem coberta, muito mais veloz, estável, elegante e confortável, o que poderia ser comparado à limousine daquela época. Tal carruagem começou a ficar popular pela sua forma rápida de levar seus passageiros ao destino desejado, através dos seus cocheiros que conduziam tais carruagens. Kocsi popularizou-se e passou ao alemão como “Kutsche”, logo ao italiano como cocchio, até se integrar como “coche” no espanhol. Desta maneira começou-se a utilizar a palavra “coach” para designar o papel de transportar pessoas de um lugar a outro.

Assim como as pessoas eram transportadas naquela época de um local a outro, podemos entender hoje que o Coaching é um processo que transporta o coachee (cliente) do estado atual para um estado desejado.

Na década de 1850 este termo começou a ser utilizado em universidades inglesas para designar quem fornecia apoio aos estudantes. Ao longo dos anos a palavra coach foi sendo integrada ao mundo da educação, empresarial e pessoal até chegar o momento de designar o profissional que conduz este processo nos dias de hoje.

No processo de Coaching percebem-se alguns benefícios, tais como:

Equilíbrio das áreas da vida

Planejamento de vida e carreira

Amplia o autoconhecimento

Eleva a autoestima e automotivação

Aprende-se a potencializar os rendimentos e a utilizar melhor os recursos como tempo, dinheiro, conhecimento, relações e emoções

Descoberta de valores, talentos, pontos fortes, e como usá-los para maximizar o potencial

Aprende-se a neutralizar os pontos fracos

Desenvolve-se a autoliderança.

Existem diferentes tipos de coaching para diferentes necessidades, entre eles, destacam-se o Coaching de Vida que ajuda o indivíduo nos mais diversos aspectos das áreas da sua vida, tais como saúde, relacionamentos, finanças, carreira entre outros e o Coaching Executivo, que apoia executivos, líderes em geral, empresários e empreendedores, tem por objetivo elevar o desempenho a fim de proporcionar crescimento pessoal/profissional e do negócio.

Por Fernando Novais da Silva,

Com base no texto de, Isa Ferreira. Coach. Escritora. Palestrante.

coluna_cerebral

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista – UNIP de São José dos Campos – SP. (2008). MBA em Gestão Empresarial e Recursos Humanos. Professor de Pós Graduação – GRUPO CENSUPEG em diversos cursos na área de Gestão e Negócios. Coordenador Administrativo na Faculdade São Fidélis. Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração, Tecnologia em RH e Tecnologia em Processos Gerenciais da Faculdade São Fidélis.(2016). Professor convidado na Disciplina de Autoconhecimento na Prática Profissional da Faculdade São Fidélis. ( 2015/2). Tem experiência na área de Gestão de Pessoas e RH generalista. Mais de 20 anos em empresas Nacionais e Multinacionais como General Motors do Brasil e Docol Metais Sanitários.

Compartilhar:

0 Comentário

Nenhum comentário ainda

Ninguém ainda fez um comentário. Não gostaria de comentar?

Escreva um comentário

Escreva um comentário

Publicidade

Previsão do Tempo

SF News no Facebook