SF News – A gente se informa é aqui!

Notícias

Quem escolhe a educação

Quem escolhe a educação
fevereiro 22
02:46 2016

Recentemente em uma Palestra de abertura da Semana de Integração da Secretaria Municipal de Educação de Itaocara-RJ, estavam reunidos todos os professores da rede municipal, alguns Secretários da Prefeitura e o Prefeito. Antes da Palestra, muito se falou sobre a crise, as dificuldades pela qual a prefeitura tem passado, os cortes das verbas, etc., e o que mais se orgulharam foi que houve o pagamento regular dos SALÁRIOS dos professores e Itaocara é uma das cidades do Rio de Janeiro com o melhor salário para professores.

A mestra de cerimônia que iniciou com um belo discurso comentando sobre a palavra CRISE, disse que deveriam tirar a letra “R” da palavra e tentar observar apenas a palavra “CRIE”, tentando despertar o olhar para a criatividade em tempos de crise. Acredito ter ouvido essa expressão ou algo parecido, inúmeras vezes, mas mesmo assim ainda gosto.

Tendo em vista essa realidade, o Palestrante convidado pegou o gancho da mestra de cerimônia e questionou todos os pontos da crise e disse para os profissionais que lá estavam saírem da ZONA DE CONFORTO, porém, utilizou uma nova expressão, ele disse que todos devem ter “INSATISFAÇÃO POSITIVA”. Esse sentimento segundo o Palestrante, é o sentimento que move as pessoas, pois a pessoa que está satisfeita, para, se aquieta, não se move, e fez uma analogia sobre os tempos da caverna:

“O animal satisfeito, DORME, o homem por natureza é caçador e depois de se saciar com a caça, de se alimentar, DORME, é assim também para o SEXO e outras situações que lhe trazem prazer e satisfação, ou seja o homem satisfeito é INERTE, não se mexe”.

Por esse motivo devemos ter essa INSATISFAÇÃO POSITIVA sempre ativa em nosso cérebro e coração.

Com esse início, o Palestrante fez com que as 300 professoras que lá estavam em um lugar bem quente e pouco arejado, ficassem atentas até o final da Palestra.

A Palestra ainda teve vários pontos interessantes, pois explicou as tendências do mercado de forma generalizada e depois focou em educação. Quando falou sobre Educação, informou sobre o que acontece hoje:

– Diversos cursos gratuitos on-line;

– Inúmeros e-books sobre todos os assuntos despejados na internet;

– Excesso de informação, não de conhecimento (nesse caso como situação negativa);

– A facilidade dos cursos EAD de baixo custo;

– O estudo do Cérebro como ferramenta para o professor, a Neuropsicopedagogia;

– Comentou sobre o ensino Híbrido, nem presencial nem EAD;

– O uso das metodologias ativas nas Instituições de Ensino;

– As novas funções dos professores.

Todas essas informações deixaram as professores e diretores eufórico pois a cada exemplo de Insatisfação que o Palestrante deu, ele também dava uma solução aplicável, comentou sobre o EUPRENDEDORISMO, que seria a utilização de suas próprias habilidades fora do âmbito de trabalho para também, satisfação pessoal e complementação de renda.

A palestra foi no mínimo interessante e provocadora, sobre todos aspectos, pois saiu do trivial específico EDUCACÃO e plantou várias novas sementinhas nas cabeças das pessoas que ficaram até o último momento.

As provocações colocadas na Palestra foram no intuito de levar a Reflexão que a Educação é para QUEM ESCOLHE A EDUCAÇÃO, a Crise é para quem escolhe a crise.

coluna_cerebral

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista – UNIP de São José dos Campos – SP. (2008). MBA em Gestão Empresarial e Recursos Humanos. Professor de Pós Graduação – GRUPO CENSUPEG em diversos cursos na área de Gestão e Negócios. Coordenador Administrativo na Faculdade São Fidélis. Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração, Tecnologia em RH e Tecnologia em Processos Gerenciais da Faculdade São Fidélis.(2016). Professor convidado na Disciplina de Autoconhecimento na Prática Profissional da Faculdade São Fidélis. ( 2015/2). Tem experiência na área de Gestão de Pessoas e RH generalista. Mais de 20 anos em empresas Nacionais e Multinacionais como General Motors do Brasil e Docol Metais Sanitários.

Compartilhar:

0 Comentário

Nenhum comentário ainda

Ninguém ainda fez um comentário. Não gostaria de comentar?

Escreva um comentário

Escreva um comentário

Publicidade

Previsão do Tempo

SF News no Facebook