SF News – A gente se informa é aqui!

Notícias

Reflexões sobre a Crise – Saiba viver com menos

fevereiro 22
02:52 2016

coluna_cerebral_2

Definir o que é essencial nos ajuda a priorizar melhor nossas atividades para focar no que é importante

Se colocarmos o que realmente é importante para nós, cabe muito facilmente em uma bagagem simples, quando digo isso eu digo especificamente sobre a ótica material. Será que estamos mesmo em crise ou não conseguiremos trocar de carro, fazer aquela viagem, comprar o iphone 6, reformar a cozinha, entre outras situações que não são PRIORIDADES, mas colocamos como NECESSIDADES em nossas vidas.

O que realmente importa, será que está sendo levado em consideração? Até que ponto o consumismo tomou conta do nosso DIA, de nossos projetos, de nosso futuro, ou melhor, de nossa atualidade.

O FATO é que estamos vivendo em uma sociedade consumista que deposita toda a sua felicidade em aquisição de bens e em resultados finais – metas, objetivos, desconsiderando a trajetória e o caminho que é o que realmente importa para o desenvolvimento social e econômico e social das pessoas, assim como, a maturidade.

Recicle sua vida, olhe de fora, observe quais são os seus excessos, quais são suas oportunidades, o que é preciso fazer sem gastar dinheiro, o que é possível fazer por você mesmo. Qual a ÚLTIMA vez que foi feita a devida limpeza em seu guarda roupa, em seu laptop, em sua estante de livros não lidos. Qual a última vez que atualizou seu blog não escrito? Qual o último Seminário que você participou? Qual a última palestra que assistiu?  Qual o último museu, parque ou centro Histórico que visitou?

Todas as provocações acima vão de encontro ao último filme da MARVEL que você viu, em DVD, Blue RAY ou Netflix. Ë constatado que quando assistimos televisão a atividade cerebral é menos que quando estamos dormindo, chega a ser impressionante, mas é verdade.

Sendo assim, o convido a produzir algo com baixo custo que te tire de sua zona de conforto e o leve para alguma atividade extracurricular, que ative sua mente para a zona de oportunidades. Por mais clichê que possa parecer, falar de zona de conforto é falar de inquietação.

A Inquietação a qual me refiro é baseada em uma vida simples, confortável e de baixo custo. Uma vida focada no que vale a pena, sem exageros e extravagâncias materiais. Estou apenas convidando para sair do carnê, ou do cartão de crédito, ou se for para entrar no carnê, no Boleto, que seja na aquisição de conhecimento ou de experiências relevantes que te trarão resultados futuros a longo prazo como o boleto da Faculdade por exemplo e não da moto, ou do celular de última geração, do televisor inteligente. Me refiro ao boleto do curso de Inglês, de Excel, de Estética, de Espanhol, Mandarim, Gastronomia, de violão, de Fotografia, da prestação daquela viagem o ano que vem que você já está pagando porque sabe que isso é importante e vai agregar conhecimento cultural intangível.

Ok, O Brasil está em crise, o MUNDO talvez, e o que VOCÊ vai fazer a respeito, vai continuar consumindo? Não estou estimulando a recessão, mas sim a reflexão para o seu verdadeiro FOCO. Você deve ser seu FOCO e não as coisas, as coisas mais importantes da VIDA não são COISAS, são pessoas, memórias, conhecimento adquirido, são ativos que ninguém poderá levar de você, independente da realidade econômica do país.

coluna_cerebral

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista – UNIP de São José dos Campos – SP. (2008). MBA em Gestão Empresarial e Recursos Humanos. Professor de Pós Graduação – GRUPO CENSUPEG em diversos cursos na área de Gestão e Negócios. Coordenador Administrativo na Faculdade São Fidélis. Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração, Tecnologia em RH e Tecnologia em Processos Gerenciais da Faculdade São Fidélis.(2016). Professor convidado na Disciplina de Autoconhecimento na Prática Profissional da Faculdade São Fidélis. ( 2015/2). Tem experiência na área de Gestão de Pessoas e RH generalista. Mais de 20 anos em empresas Nacionais e Multinacionais como General Motors do Brasil e Docol Metais Sanitários.

Compartilhar:

0 Comentário

Nenhum comentário ainda

Ninguém ainda fez um comentário. Não gostaria de comentar?

Escreva um comentário

Escreva um comentário

Publicidade

Previsão do Tempo

SF News no Facebook