SF News – A gente se informa é aqui!

Notícias

Tendências na Educação

Tendências na Educação
fevereiro 22
03:00 2016

Qual será a vista do horizonte das instituições de Ensino Superior? Quais serão as mudanças direcionadas para educação utilizando tecnologias? Quais desafios serão considerados como soluções ou dificuldades e como desenhar estratégias eficientes para esses desafios?

Essas questões e similares pesquisas sobre tecnologias adotadas na educação, educação conduzidas por pesquisas colaborativas e discussões de 58 experts foram os temas do New Media Consortium Horizon Report: 2016 Edição de Ensino Superior.

Esse Consorcio, listou os impactos, nos próximos cinco anos, das tecnologias sendo utilizadas nas Faculdades e Universidades ao redor do mundo. Pesquisas de mais de 15 anos e publicações foram feitas para mostrar as tendências na educação.

Os experts concordam em dois temas impactantes nessas tendências: o avanço cultural relacionado a inovação e fundamentalmente o repensar na maneira como as universidades e faculdade trabalham. Existem apenas dois de 18 tópicos analisados no consórcio, indicados como tendências chave, significativamente desafiadores, e importantes para o desenvolvimento de tecnologias que impactarão na educação superior ao redor do mundo.

tendencias_educacao

Um dos desafios solucionáveis é a utilização do ensino hibrido na educação formal e informal e já está sendo usado em algumas instituições.

Outra tendência avaliada é o uso do seu próprio equipamento “celular, tablete, notebook” em sala de aula, gerando dados e análises mudando a maneira de ensinar e aprender com criatividade e inteiração.

A principal expectativa desse Consórcio é que os líderes das IES do mundo todo tenham escolhas e já as usem se atualizando tão rápido quanto as tecnologias.

Essas novas tecnologias no Brasil são chamadas de Metodologias Ativas e pouquíssimas instituições em todo o país estão usando. Um exemplo é a Faculdade São Fidélis no Rio de Janeiro. A Faculdade contou com o Prof. Gustavo Hoffman, expert em Metodologias Ativas e referência na América Latina, para capacitar seu corpo docente nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2016. A introdução do uso dessas metodologias faz parte de um processo maior da instituição que construiu um Laboratório de Metodologias Inovadoras para que esteja entre as primeiras IES a usar esses recursos na educação. Acompanhando a tendência mundial.

Referências

Artigo: www.nmc.org

coluna_cerebral

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista – UNIP de São José dos Campos – SP. (2008). MBA em Gestão Empresarial e Recursos Humanos. Professor de Pós Graduação – GRUPO CENSUPEG em diversos cursos na área de Gestão e Negócios. Coordenador Administrativo na Faculdade São Fidélis. Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração, Tecnologia em RH e Tecnologia em Processos Gerenciais da Faculdade São Fidélis.(2016). Professor convidado na Disciplina de Autoconhecimento na Prática Profissional da Faculdade São Fidélis. ( 2015/2). Tem experiência na área de Gestão de Pessoas e RH generalista. Mais de 20 anos em empresas Nacionais e Multinacionais como General Motors do Brasil e Docol Metais Sanitários.

Compartilhar:

0 Comentário

Nenhum comentário ainda

Ninguém ainda fez um comentário. Não gostaria de comentar?

Escreva um comentário

Escreva um comentário

Publicidade

Previsão do Tempo

SF News no Facebook